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segunda-feira, 16 de maio de 2011

SUTENTABILIDADE

Ambiente | 14/05/2011 | 15h30min

Supermercado em Belo Horizonte cria loja sustentável

Desde o piso aquecido até uma usina de biodiesel que irá utilizar óleo de cozinha, tudo no Verdemar é pensado para diminuir os impactos do negócio no meio ambiente e oferecer conforto ao cliente


Como fazer a diferença em um mundo tão globalizado, onde tudo parece tão irritantemente igual? Uma rede de supermercados em Belo Horizonte, a Verdemar, decidiu ir além, inovar e antecipar o futuro. Inaugurou recentemente uma loja totalmente voltada para a sustentabilidade. Algumas das propostas são sofisticadas e com custo elevado, mas outras podem ser adequadas aos pequenos negócios.
Segundo o proprietário da empresa, Alexandre Poni, durante palestra no 27º Congresso de Gestão e Feiras Internacional de Negócios em Supermercados (Apas 2011), a loja é o primeiro supermercado da América Latina que utiliza o dióxido de carbono (CO2) como fluido no sistema de refrigeração, substituindo os atuais refrigerantes sintéticos HCFC / HFC. O resultado é a redução da emissão de poluentes a zero.
Outra inovação é a estação de tratamento de água. O sistema tem como meta reaproveitar 80% do líquido usado no abastecimento da loja. Toda essa água tratada é utilizada em banheiros, limpeza de áreas externas e manutenção de jardins. Os banheiros possuem válvulas de descargas com um acionamento para resíduo líquido e outro para sólido, que também economiza água.
Mas o que vem chamando a atenção do público em geral e, em especial, o feminino, é o aquecimento no piso. Segundo Poni, por estar instalada em uma região fria, a empresa decidiu aquecer o chão da loja. São 1800 m² de piso radiante, sob o qual foram instaladas tubulações para circulação de água quente, gerada por um trocador de calor do sistema de refrigeração.
Além da coleta de resíduos, a rede também coleta computadores. O material é doado a uma organização que utiliza esse tipo de matéria-prima para profissionalização de menores em situação de risco.
Interessante também é a pintura à base de minério de ferro. Situada em uma região onde há muitas minas, a Verdemar decidiu criar uma tinta à base de minério e resina. O depósito do grupo deverá ser pintado da mesma forma.
Em breve, promete o proprietário, a rede terá uma usina de biodiesel, abastecida com óleo de cozinha usado na loja e também entregue por clientes. A usina não só vai evitar que o óleo de cozinha seja descartado na natureza, como também terá um caráter social. O biodiesel produzido, além de ser utilizado em horário de pico, será fonte de renda para projetos sociais.
O investimento em todas as inovações, segundo Poni, foi alto, mas está valendo a pena.
– O retorno, por enquanto, não é tangível, mas institucional. Com certeza, estamos ajudando a preservar o planeta e fortalecendo a nossa marca e missão.

Desde o piso aquecido até uma usina de biodiesel que irá utilizar óleo de cozinha, tudo no Verdemar é pensado para diminuir os impactos do negócio no meio ambiente e oferecer conforto ao cliente
Como fazer a diferença em um mundo tão globalizado, onde tudo parece tão irritantemente igual? Uma rede de supermercados em Belo Horizonte, a Verdemar, decidiu ir além, inovar e antecipar o futuro. Inaugurou recentemente uma loja totalmente voltada para a sustentabilidade. Algumas das propostas são sofisticadas e com custo elevado, mas outras podem ser adequadas aos pequenos negócios.
Segundo o proprietário da empresa, Alexandre Poni, durante palestra no 27º Congresso de Gestão e Feiras Internacional de Negócios em Supermercados (Apas 2011), a loja é o primeiro supermercado da América Latina que utiliza o dióxido de carbono (CO2) como fluido no sistema de refrigeração, substituindo os atuais refrigerantes sintéticos HCFC / HFC. O resultado é a redução da emissão de poluentes a zero.
Outra inovação é a estação de tratamento de água. O sistema tem como meta reaproveitar 80% do líquido usado no abastecimento da loja. Toda essa água tratada é utilizada em banheiros, limpeza de áreas externas e manutenção de jardins. Os banheiros possuem válvulas de descargas com um acionamento para resíduo líquido e outro para sólido, que também economiza água.
Mas o que vem chamando a atenção do público em geral e, em especial, o feminino, é o aquecimento no piso. Segundo Poni, por estar instalada em uma região fria, a empresa decidiu aquecer o chão da loja. São 1800 m² de piso radiante, sob o qual foram instaladas tubulações para circulação de água quente, gerada por um trocador de calor do sistema de refrigeração.
Além da coleta de resíduos, a rede também coleta computadores. O material é doado a uma organização que utiliza esse tipo de matéria-prima para profissionalização de menores em situação de risco.
Interessante também é a pintura à base de minério de ferro. Situada em uma região onde há muitas minas, a Verdemar decidiu criar uma tinta à base de minério e resina. O depósito do grupo deverá ser pintado da mesma forma.
Em breve, promete o proprietário, a rede terá uma usina de biodiesel, abastecida com óleo de cozinha usado na loja e também entregue por clientes. A usina não só vai evitar que o óleo de cozinha seja descartado na natureza, como também terá um caráter social. O biodiesel produzido, além de ser utilizado em horário de pico, será fonte de renda para projetos sociais.
O investimento em todas as inovações, segundo Poni, foi alto, mas está valendo a pena.
– O retorno, por enquanto, não é tangível, mas institucional. Com certeza, estamos ajudando a preservar o planeta e fortalecendo a nossa marca e missão.


AGÊNCIA SEBRAE